quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Semana do cérebro

Data e Horário: 11/03 e 15/03 às 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

Na semana de 11 a 17 de março ocorrerá a Semana do Cérebro (Brain Awareness Week), uma campanha global coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain para divulgar os benefícios dos estudos do cérebro. 

Dentro desta proposta, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, desenvolverá duas atividades com a coordenação do Prof. Norberto Garcia Cairasco da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto. 

No dia 11 de março às 14h30 no Salão de eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP) haverá a palestra “Cérebro e música e a música do cérebro” que será apresentada pelo Prof. Sérgio Mascarenhas, Coordenador de projetos do IEA da USP Polo São Carlos. 

O evento abordará a musicoterapia e a complexidade do cérebro em relação à percepção musical. O professor também apresentará novos aspectos das pesquisas sobre pressão intracraniana, sugerindo uma nova fronteira entre neurociências e suas relações com o ruído, o resultado de suas composições será demonstrado utilizando frequências cerebrais, processo que ele denominou de BioMúsica.

A segunda atividade da Semana do Cérebro será a mesa redonda “Controvérsias e convergências em Neurociência e Arte” dia 15 de março às 14h30 no Salão de eventos do CIRP com as participações do Prof. Norberto Garcia Cairasco e do Prof. Eduardo Henrique Kickhöfel da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A mesa redonda proporcionará um diálogo entre um neurocientista e um estudioso do Renascimento Italiano que debaterão as relações interdisciplinares entre “Arte” e “Ciência”. Segundo Kickhöfel, em uma sociedade cada vez mais complexa, as fronteiras disciplinares fazem cada vez menos sentido e os recentes projetos em torno da arquitetura cerebral (Connectome) sugerem pensar cada vez mais em termos de relações, seja entre sensibilidade e razão, ciências humanas e ciências naturais, e em uma gama imensa de atividades humanas. 

Vídeo e fotos do Evento do dia 11 de Março 



Para ver o álbum completo, clique aqui.

Vídeo e fotos do Evento do dia 15 de Março 

0 comentários :

Postar um comentário